Novidades
Visitar é direito da vovó e do vovô
23/02/2024
Direito de visitas dos avós: uma questão familiar e legal.
No âmbito jurídico, o direito de visitas representa a oportunidade para um genitor ou um parente próximo, que não detém a guarda do menor, de compartilhar momentos com a criança, supervisionando seu bem-estar e educação.
Anteriormente, a discussão sobre o direito de visitas dos avós era tema controverso.
No entanto, para resolver esse impasse, em 29 de março de 2011, a Lei 12.398/11 foi promulgada, estendendo explicitamente aos avós o direito de visitas e guarda dos netos. O artigo 1.589 do Código Civil foi modificado para garantir esse direito, respeitando os interesses da criança ou adolescente.
Essa legislação reforça a ideia de que o menor tem o direito fundamental de manter uma relação saudável com seus familiares. Mesmo que os pais se separem, o convívio com os avós não deve ser impedido, pois eles continuam sendo parentes próximos e afeição não deixa de existir.
Assim, sempre que houver obstáculos para o contato do menor com seus avós, e se houver discordância sobre o melhor interesse da criança, é possível buscar judicialmente a definição de dias e horários para visitas. O juiz tomará decisões baseadas nos interesses e nas necessidades do menor, podendo, se necessário, solicitar estudos psicossociais para preservar a integridade da comunidade familiar em que a criança está inserida.
Ficou interessado? Contrate Garcia Advocacia.